quinta-feira, 17 de novembro de 2011

A Origem do Racismo no Brasil

No dia 13 de Maio em 1988, a Princesa Isabel assinou o decreto para à abolição da escravidão, era a Lei Áurea que entrava em vigor. Os negros acreditavam que todos os seus anos de sofrimento e humilhação iriam acabar, mas não foi bem assim que aconteceu. Até hoje, em pleno século XXI, o racismo existe e isso é algo lamentável.
Acredita-se que o surgimento do racismo no Brasil começou no período colonial, quando os portugueses chegaram aqui e trouxeram os primeiros negros ( vindo principalmente da região onde atualmente se localizam Nigéria e Angola). Eles tinham dificuldades em escravizar os primeiros habitantes que habitavam a nossa região, então usaram os negros para servirem de escravos nos engenhos de cana-de-açúcar. Ninguém interviu contra isso e daí pra frente o preconceito só aumentou. A Igreja Católica que nesse tempo detinha muito poder, nada fez também contra a escravidão, pelo contrário, acreditava que os trazendo da África para o Brasil seria mais fácil cristianizá-los.
A ideia do "sangue-puro" também provém desses tempos, em que os nobres de pele pálida com as veias a mostra, se achavam superiores aos de pele escura. Eles acreditavam que existiam seres somente para o trabalho e que eles não tinham alma nem sentimentos.
Várias associações aos negros foram surgindo, e alguns negros acabaram aceitando e se conformando com o destino que supostamente Deus tinha dado a eles. Essa era a concepção que muitos tinham, pelo fato da Igreja e os brancos viverem afirmando isso. Sabe-se que a abolição foi um processo lento e que passou por várias etapas antes da sua concretização. E quando finalmente foi decretada a abolição, não se realizaram projetos de assistência ou leis para a facilitação da inclusão dos negros à sociedade. Então podemos dizer também que o racismo está bastante ligado ao social humano.

Atualmente, é fato que muita coisa mudou, vários avanços aconteceram, o homem evoluiu e a maioria deles têm consciência de que o respeito ao próximo é fundamental e que preconceito é burrice. É comprovado que não existe raça superior ou inferior, a nossa essência é igual. Mas é difícil tirar a ideia que há anos é refletida na nossa sociedade, mas se fizermos um esforço com nós mesmo primeiramente, podemos partir para uma pequena mudança com os outros.
Infelizmente ainda existem pessoas presas à ideais preconceituosos, seja por caráter religiosa, social ou político. E isso é o mais difícil de mudar.
A sociedade secreta Ku Klux Klan e os skinheads ( os do movimento "cabeças-raspadas" ) são exemplos disso, que ainda hoje estão em ação humilhando e matando negros, acreditando que assim tornarão o mundo melhor.
Até aqui no Nordeste, há casos relatados de racismo e que são inaceitáveis. E o que fazer?
Devemos nos desprender desses conceitos preconceituosos e desrespeitosos em todos os âmbitos, e fazer com que não julguemos nossos semelhantes. Pode ser otimismo demais de minha parte, pois isso já vem de séculos e o sistema já está formado, o que dificulta mudanças. Mas com certeza todos nós seríamos humanos melhores agindo dessa forma e tendo consciência de que o racismo e o preconceito em geral deve acabar de vez. E para aqueles que se dizem pregadores da paz e o amor, deveriam saber que o respeito vem depois.

Nenhum comentário:

Postar um comentário